Silvia Cintra + Box4

Caixa Cultural RJ: "Ficções" explora a relação entre arte e narrativa09 Jul 2015

Neste sábado, 10 de julho, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro abre a exposição “Ficções”,  coletiva de aproximadamente 30 artistas contemporâneos, com curadoria da crítica de arte e jornalista Daniela Name. A mostra permanece aberta ao público até 06 de setembro de 2015, com entrada gratuita e livre para todas as idades. 

A proposta inicial de curadoria, com 13 artistas, foi vencedora do programa "Novos Curadores", realizado em 2010 pelo Paço das Artes - SP, mas nunca chegou a ser montada. Agora, a proposta inédita foi adequada especialmente para o edital da CAIXA Cultural, prevendo sua apresentação no Rio de Janeiro, com possibilidade de itinerância para as demais unidades de São Paulo, Curitiba, Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador. Marilá Dardot e Mayana Redin estão entre os expositores. 

O conjunto das obras mostrará a heterogeneidade e potência da arte contemporânea brasileira. Serão apresentados cerca de 40 obras de 30 renomados artistas contemporâneos, de diferentes mídias, como: fotografia, instalação, vídeo, objeto, desenho, colagem, pintura, performance, etc., formatando um ambiente vivencial dinâmico com propriedades curatoriais únicas, seguindo a tendência de fusão de mídias na contemporâneidade.

“Ficções” é uma exposição que explora as relações entre arte e narrativa. 

A exposição "roubou" seu título de um livro, a famosa coletânea de contos do escritor argentino Jorge Luis Borges (1944). O "empréstimo" do título não foi por acaso: esta é uma mostra tão labiríntica quanto a prosa de Borges, formada a partir das encruzilhadas entre a arte contemporânea e a literatura, o cinema, o teatro e a música, entre outras linguagens. 

Narrar tanto pode ser juntar pedaços de história como enfrentar os cruzamentos de uma cidade. Também pode ser forjar outras dimensões possíveis - oníricas, virtuais - da existência. Os artistas pré-selecionados, de gerações e poéticas muito distintas, têm em comum o fato de caminhar nesta direção. São eles: Adriana Varejão, Luiz Zerbini, Rosangela Rennó, Marcos Chaves, Guilherme Dable, Raquel Stolf, Barrão, Virginia Medeiros, Andrey Zignatto, Reginal Pereira, Julia Debasse, Delson Uchoa, Ismael Monticelli, Marcelo Moschetta, Marilá Dardot, Nazareno, Nino Cais, José Rufino, Efrain Almeida, Mario Grisolli, Lia Chaia, Jozias Benedicto, Rosana Ricalde, Ana Miguel, Elisa Castro, Mayana Redin, Lourival Cuquinha, Daniel Lannes, Alessandro Sartore e Ayrson Heráclito.

Serviço: CAIXA Cultural RJ
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25 - Centro - Rio de Janeiro
Tel: 21 3980-3815
Horários: de terça-feira a domingo, das 10h às 22h.
Entrada franca.

Notícia Anterior Próxima Notícia