Silvia Cintra + Box4

Cristina Canale participa do projeto "Galeria Habitável"12 Dez 2016

Habitar é uma forma de encontrarmo-nos para celebrar o encontro. Assim, pensamentos, ideias, conceitos, abrigos, a arte e mesmo o outro, são um modo de residir, de estar.

Organizado por André Abu-Merhy, o projeto "Galeria Habitável" pressupõe a ativação de espaços domésticos, ou ainda, aqueles disponíveis para ocupação e que possibilitem um trânsito artístico singular.  "A exploração do espaço permite um ato receptivo e uma experiência estética diante das sonoridades, ruídos e silêncios que agitam o discurso e que vibram através das pinturas", comenta o organizador. Cristina Canale está entre os expositores.

Saiba mais sobre a exposição na na travessa do Comércio (RJ) neste link.

Confira o release na íntegra:

"Projeto Galeria Habitável

O projeto Galeria habitável pressupõe a ativação de espaços domésticos, ou ainda, aqueles circunstanciais, disponíveis para ocupação e que possibilitem um transito artístico singular. 

Sem buscar Heidegger em seu famoso texto Construir, Habitar, Pensar, habitar aqui se refere a um dos aspectos do sujeito que organiza o mundo em torno de si, e que ao aquecer as coisas torna-as elementos fundamentais no seu deslocamento dentro do espaço e do tempo, assim, pensamentos, ideias, conceitos, abrigos, a arte e mesmo o outro, são um modo de residir, de estar.

 Habitar é uma forma de encontrarmo-nos para celebrar o encontro. Este espaço, mais do que a casa, permite que a arte seja este elemento que amalgama a ação de reunir-se, juntar-se ou mesmo esculpir-se, por isso pensamos a arte e a psicanalise como dois campos abertos da cultura que se encontram, não a partir de resvalos na via do acaso, mas como cumplices deste projeto.

A exploração do espaço aqui habitado permite um ato receptivo e uma experiência estética diante das sonoridades, ruídos e silêncios que agitam o discurso e que aqui vibram através das pinturas. Como diz Lacan no seu seminário 7 “ É sempre na contracorrente que a arte tenta operar seu milagre”.

André Abu-Merhy - Organizador"

Notícia Anterior Próxima Notícia