Silvia Cintra + Box4

Laercio Redondo conversa com o público em Berlim14 Ago 2014

Laercio Redondo  conversa com o público no dia 19/08, às 20h, na Die Raum, como parte do evento “Project Space Festival”, que vai até 31 de agosto. 

 

A instalação apresentada pelo artista foi feita com a colaboração de Birger Lipinski e é  parte da série 'Lembrança de Brasília', apresentada pela primeira vez na galeria em 2012. A série foca nas utopias arquitetônicas modernistas e no trabalho de Athos Bulcão, mais conhecido por seus azulejos na capital brasileira, porém menos conhecido por seus métodos democráticos ao envolver operários no processo criativo. Os padrões únicos de Bulcão funcionam como sistemas abertos, permitindo tomadas de decisão individuais e irregularidades divertidas.

 

A obra preparada para a Die Raum corta o espaço diagonalmente na metade, transformando-o em uma representação tridimensional de um dos azulejos de Bulcão, que também é visto na forma de pintura com carvão, na parede. O uso do carvão remete ao processo inicial de contorno dos azulejos portugueses feitos à mão, mas o aspecto efêmero desse suporte também aponta a passagem do tempo e a fragilidade de ideologias e sistemas de valor obsoletos.

 

Refletindo o interesse e a observação de Laercio Redondo pelo modernismo brasileiro e as ideologias por trás dele, “Restoration” é uma tentativa de reformar a visão da vanguarda criativa, que entendia a importância da arte pública e seus processos de participação. Mirando no aspecto da Die Raum como espaço que oscila entre público e privado, a instalação de Redondo é um convite a discutir os sistemas de valores atuais e ideias de união entre arte e vida.

Notícia Anterior Próxima Notícia