Silvia Cintra + Box4

Marcius Galan é destaque em coletiva do MAM no Rio de Janeiro19 Fev 2015

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro apresenta, de 28 de fevereiro a 3 de maio de 2015, a exposição “Ações, estratégias e situações nas coleções do MAM”, com cerca de 40 obras, pertencentes à coleção do museu, com curadoria de Marta Mestre. 


A mostra apresenta trabalhos realizados fora dos suportes tradicionais de arte, de 16 artistas, entre eles os brasileiros Artur Barrio, Marcia X, Marcius Galan, Cildo Meireles e Lygia Clark. “O objetivo é mostrar o comprometimento do MAM Rio com propostas experimentais desde a década de 1960”, afirma a curadora.

De acordo com o release da coletiva, no site do MAM, “ 'Ações, estratégias e situações…' reúne histórias da arte brasileira e estrangeira que, segundo o artista argentino Luis Camnitzer, devem ser medidas com relógios diferentes, embora tenham em comum a mesma emergência relativamente à modificação dos lugares tradicionais da arte. (...) O horizonte temporal vai desde a poesia experimental e concreta no Brasil (Décio Pignatari, Cloaca, 1957), momento fértil da flutuação visual do significado e do significante, até ao contrato de Marcius Galan (Obra de arte em 5 vias, 2012) acerca da composição do sistema de arte e a sua análise crítica. (...). A exposição  é convite a olhar os diferentes tipos de acervo do museu, sem hierarquias nem prevalências, tratados num mesmo plano, para uma conversa comum."

Veja aqui o release completo.




Notícia Anterior Próxima Notícia