Ascânio MMM: por uma geometria deflagratória
Ascânio MMM
—
No dia 16 de março, será inaugurada a primeira exposição individual de Ascânio MMM na galeria, abrindo o nosso calendário expositivo de 2023. Com texto crítico de Diego Matos, a mostra exibirá 7 trabalhos inéditos do artista – seis obras de parede e uma grande escultura – que contemplam a sua mais recente produção artística.
Uma das séries que integram a exposição é “Quacors” – um neologismo criado pelo
artista que une as palavras quadrado e cor. Estamos diante de híbridos de esculturas e
pinturas. Parte da longa pesquisa de Ascânio sobre as possibilidades do alumínio, os “Quacors” surgem como espécies de blocos nos quais uma sucessão de módulos quadrados – ora vazados, ora preenchidos – são articulados por parafusos dotados de certa folga, de tal forma que as composições sejam a um só tempo tensas e fluidas.
Em cinco décadas dedicadas à escultura, Ascânio construiu uma minuciosa obra – transparente em sua poética e firme em sua lógica construtiva – que lhe garante um lugar histórico na trajetória da abstração geométrica da América Latina. Esta foi sua práxis exclusiva. Ascânio nunca fez uma obra figurativa. A gênese particular do artista está ancorada em sua origem portuguesa e no contexto cultural brasileiro, mais especificamente o do Rio de Janeiro, cidade fecundada pela revolução neoconcretista e seus desdobramentos.
Nasceu em Fão, Portugal, em 1941, vive e trabalha no Rio de Janeiro desde 1959.
Sua formação inclui passagem pela Escola Nacional de Belas Artes entre 1963 e 1964, e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ), entre 1965 e 1969, onde se graduou. Atuou como arquiteto até 1976.
Começou a desenvolver seu trabalho artístico a partir de 1966 ainda na FAU e
posteriormente em paralelo com a prática de arquiteto. A produção artística de Ascânio foi objeto de estudo e análise crítica por Paulo Herkenhoff no livro Ascânio MMM: Poética da Razão (BE? Editora, 2012). Em 2005 foi publicado o livro Ascânio MMM (Editora Andrea Jakobsson, 2005), com textos de Paulo Sergio Duarte, Lauro Cavalcanti, Fernando Cocchiarale e Marcio Doctors.
Informações práticas
Inauguração
16 de março de 2023
Período da exposição
16 de março de 2023 a
29 de abril de 2023,
Segunda à sexta: 10-19h
Sábados: 12-16h
Fechado aos domingos.