Para Gal
Omar Salomão
—
No dia 18 de abril, será inaugurada “Para Gal”, a segunda exposição individual de Omar
Salomão na galeria. A mostra exibirá 6 obras inéditas do artista e uma série de bandeiras
confeccionadas em parceria com Guga Ferraz, que também assina 2 desenhos que ilustram o processo criativo dos artistas ao longo de anos trabalhando com a cantora Gal Costa. Desde 2014, Omar desenvolveu, ao lado de Gal, trabalhos em diversas mídias, como cenários para os shows, design de capas de disco, letras de música, livros e direção de espetáculos musicais. Todos esses trabalhos foram uma fonte vital de estímulo criativo que permitiu Omar a pensar, explorar, discutir, modificar, se empolgar com a força e o impacto do trabalho dessa intérprete única, que estão reunidos e sintetizados no salão da galeria.
Quando Gal faleceu, Omar estava fora do Brasil – fazendo um doutorado nos EUA, e o
vazio aberto, aumentava na distância: física e cultural. O artista lembra de sentar-se por um longo tempo, com um café com leite no gramado do campus, sozinho. “Fiquei olhando, de frente para uma árvore com algumas poucas folhas que resistiam ao outono e todas pareciam bocas: folhas bocas, bocas-gal.” Assim, Omar une o seu lado poeta ao seu lado artista plástico, criando a série de aquarelas em index cards, primando por imagens que não precisam de palavra e por palavras que não precisam de imagem. Isso, sem que o poeta e o artista plástico tenham que estar jamais em lados opostos.
Além disso, Omar nos revela nova técnica em sua trajetória artística que são trabalhos
feitos em tecido: as bandeiras e as tranças. Nas bandeiras, é possível enxergar a influência das aquarelas no tecido, que ficaram pendurados nos shows de Gal e, agora, compõem a exposição ao lado das tranças, que transbordam das telas e ocupam todo o teto da galeria, criando uma conexão entre as obras e os trabalhos em tecido, que são parte do cenário original dos shows de Gal Costa e Adriana Calcanhotto. Essa exposição é um agradecimento à Gal Costa e sua enorme presença em nossas vidas.
Nascido no rio de Janeiro, 1983. Omar Salomão é poeta e artista plástico. Escreveu os
livros Pequenos Reparos (José Olympio, 2017), Impreciso (2011, Dantes) e À deriva (2005, Dantes). Participou de exposições como a 3a Bienal de Arte da Bahia e 18º Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, além de individuais Nebula: a sombra das nuvens manchando a cidade (Oi Futuro Ipanema, RJ, 2015) Influxo (Superfície, SP. 2015), Turbulências são apenas nuvens no caminho (Mercedes Viegas, RJ. 2011), dentre outras. Foi curador com Heloisa Buarque e Bruna Beber da exposição BLOOKS, (Oi Futuro, RJ, 2007) e com Anna Dantes da Biblioteca de Grifos de Waly Salomão (Biblioteca Parque Estadual, RJ, 2014).
Informações práticas
Inauguração
18 de abril de 2024
Período da exposição
18 de abril de 2024 a
18 de maio de 2024,
Segunda à sexta: 10-19h
Sábados: 12-16h
Fechado aos domingos.