100 anos de Amilcar de Castro
Amilcar de Castro
—
Este ano estamos comemorando os 100 anos de nascimento de Amilcar de Castro, um dos maiores nomes da arte brasileira. Para celebrar a data, a galeria, que representa o artista há 35 anos, preparou uma mostra com obras de diversos momentos da carreira desse grande escultor e desenhista.
Uma escultura de 1.20m em aço corten, de corte e dobra, divide o salão da galeria com uma série de esculturas de pequenos formatos em madeira e aço, feitas pelo artista ao longo de sua carreira. Algumas são formas que foram reproduzidas em diversos tamanhos e outras, como as de madeira, são peças únicas.
Amilcar não se considerava pintor. Segundo ele pintor era Matisse que via o mundo através das cores, ele era um escultor, e, portanto, via o mundo através das formas. Suas obras sobre tela são chamadas de desenhos, muitas vezes feitos num gesto só. Para a mostra foram selecionadas 4 telas de diferentes períodos, sendo uma delas da famosa série de linhas, feitas pelo artista na década de 90.
Completam a exposição uma série inédita de 6 desenhos sobre Eucatex feitos entre 1988 e 1989. As comemorações do centenário de Amilcar de Castro iriam acontecer concomitante com algumas instituições brasileiras, mas por conta da pandemia, parte das mostras foram adiadas para o próximo ano.
Informações práticas
Inauguração
30 de setembro de 2020
Período da exposição
30 de setembro de 2020 a
19 de novembro de 2020,
Segunda à sexta: 10-19h
Sábados: 12-16h
Fechado aos domingos.