Sobre natureza
Pedro Motta
—
Em sua terceira individual na galeria Silvia Cintra + Box 4, Pedro Motta propõe novos desmembramentos de sua pesquisa sobre a tênue linha entre elementos naturais e o comportamento humano, seus atritos, convergências e suas relações.
Em uma grande instalação, fruto de uma residência na Colômbia em 2015, Flora Arts + Natura, Motta desenvolve uma narrativa entre duas séries de trabalhos. Cria um diálogo com imagens fotográficas e desenhos a grafite onde o ator Klaus Kinski é representando por dois personagens icônicos em filmes de Werner Herzog: Fitzcarraldo (1982) e Aguirre a Cólera dos Deuses (1972). Esses dois personagens, exploradores e aventureiros, adentram no território amazônico penetrado com motivações muito diferentes, mas com uma determinação perto do delírio.
Digitalmente montadas na paisagem de Honda e ao redor de Bogotá, eles parecem apontar para a dificuldade inerente a todo explorador (incluindo o artista) compreender um território até então desconhecido, sem cair na armadilha de exotismo. Sobre essas fotografias sobressaem 7 caixas com plantas artificiais totalmente cobertas de preto, sugerindo uma situação de aprisionamento e claustrofobia.
Cria-se, assim, uma narrativa de dois tempos e duas histórias distintas, mas com o propósito de convergir e discutir ações oriundas de transformações da natureza, seus limites e suas potencialidades.
Informações práticas
Inauguração
12 de maio de 2016
Período da exposição
12 de maio de 2016 a
11 de junho de 2016,
Segunda à sexta: 10-19h
Sábados: Apenas por agendamento prévio
Fechado aos domingos.