Sebastião Salgado
Sebastião Salgado
—
Sebastião Salgado, um dos maiores nomes da fotografia mundial, inaugura sua primeira mostra na galeria. A exposição pretende fazer um apanhado de importantes momentos da obra de Salgado desde os anos 70 até os dias atuais.
O ponto de partida é um conjunto de quatro fotografias feitas na América Latina entre o final dos anos 70 e princípio dos 80. Essa série deu origem ao primeiro livro lançado por Salgado, “Outras Américas”. Seguindo pela década de 80, cinco imagens representam a histórica série que o fotógrafo realizou na “Serra Pelada”, uma serra localizada no Pará que chegou a ser considerada o maior garimpo a céu aberto do mundo e que nesta época viveu uma verdadeira “corrida do ouro”.
Os anos 90 estão representados por três obras, sendo uma delas a maior imagem da exposição e uma das mais reproduzidas na obra de Salgado, uma estação de trem lotada de pessoas na Índia.
Finalizando a mostra, 18 imagens da série “Gênesis”, mostram um lado mais lírico da obra de Salgado. Durante oito anos, o fotógrafo percorreu inúmeros locais do planeta em busca de paisagens ainda intocadas pelo homem. O Brasil aparece com força nesta série, que passa pela Amazônia, Pantanal e tribos indígenas no Pará.
Durante as expedições do “Gênesis”, Salgado viveu pela primeira vez a experiência de fotografar animais e estabelecer com eles uma relação de proximidade e muitas vezes de confiança. Jacarés, baleias, pinguins e onças fecham a exposição.
Informações práticas
Inauguração
28 de julho de 2016
Período da exposição
28 de julho de 2016 a
3 de setembro de 2016,
Segunda à sexta: 10-19h
Sábados: 12-16h
Fechado aos domingos.