Calima | Nossas Camas de Areia
Pedro Motta
—
É com imenso prazer que apresentamos “Calima” e Nossas camas de areia”, 2 séries inéditas e idealizadas especialmente para a exposição na Galeria Silvia Cintra + Box 4, que abre ao público no dia 22 de agosto de 2024. A obra é fruto da frente de pesquisa de Pedro Motta intitulada “Espaços confinados”, que vem sendo desenvolvida desde meados de 2012. O tema recorrente na obra do artista, que discute as relações entre natureza, paisagens e intervenções humanas, está presente nas 16 imagens de diversas dimensões da série.
O trabalho se destaca também pela problematização das relações entre imagem, objeto e fotografia, atribuindo o processo de construção de sentidos às diferentes materialidades presentes nas obras. Os tons arenosos das paisagens fotografadas nos dão indícios de lugares reconhecidos como as ilhas Lanzarote, Tenerife, Gran Canaria, Fuerteventura, Isla de Lobos, La Graciosa, as dunas de Ibiraquera e de Lençóis Maranhenses, ou mesmo Arkadian, um planeta imaginário criado pelo pai do artista para um programa infantil.
A partir deste universo recriado, o artista tenta deslocar referências e recriar novos territórios e situações relacionadas ao estado de instabilidade psíquica do presente, suas consequências e desdobramentos. No entanto, não se trata de uma obra ensimesmada, pelo contrário, as metapaisagens se abrem para o processo de recriação, a partir da interlocução do espectador.
“Calima” é um fenômeno natural, meteorológico resultante da suspensão das partículas de areia na atmosfera. Essa areia é proveniente das dunas do Saara. Muitas vezes, ela viaja quilômetros, atravessa mares para se depositar em regiões remotas, cobrir ruínas de uma arquitetura em falência, esqueletos de animais, estradas, barcos, bandeiras ou sugerir novas narrativas de tempos passados. Podemos entender que nesta areia existe um tempo em suspensão e um deslocamento de imaginário de um passado remoto. Esta deposição recria situações e cobre o ambiente com inúmeras camadas de novos sentidos e novas narrativas.
Informações práticas
Inauguração
22 de agosto de 2024
Período da exposição
22 de agosto de 2024 a
5 de outubro de 2024,
Segunda à sexta: 10-19h
Sábados: 12-16h
Fechado aos domingos.