ArPa 2022
—
Stand C02
Para a primeira edição da ArPa, a galeria Silvia Cintra + Box 4 fez uma curadoria especial com obras do artista Roberto Magalhães (RJ, 1940). Esoterismo, humor, realismo fantástico, infância, e sonho são elementos presentes nos trabalhos selecionados para o stand, que, comemora o lançamento do livro “Roberto Magalhães”, realizado pela galeria em parceria com a Nau das Letras e o Itaú Cultural.
O livro “Roberto Magalhães” é um panorama de sua multiplicidade. Acompanha toda a trajetória do artista, de 1960 até hoje. Nesse espaço de tempo, Roberto – que iniciou sua carreira com serviços de gráfica, ilustração e publicidade – participou, entre outros eventos, de exposições que renovaram as artes visuais no país – a “Opinião 65” e a “Nova objetividade brasileira” -, construiu a arte esotérica e se dedicou à arqueologia e à história.
No entanto, a curadoria feita para o stand se concentra na produção artística das duas últimas décadas, com telas e desenhos inéditos, nos quais Roberto explora uma série de abstrações geométricas com tinta acrílica e guache. Além disso, trabalhos em preto e branco, feitos com nanquim e aquarela, criam um contraste elegante com o mundo fantasioso e imaginário do artista.