Para Gal
Omar Salomão
—
No dia 18 de abril, será inaugurada “Para Gal”, a segunda exposição individual de Omar
Salomão na galeria. A mostra exibirá 6 obras inéditas do artista e uma série de bandeiras
confeccionadas em parceria com Guga Ferraz, que também assina 2 desenhos que ilustram o processo criativo dos artistas ao longo de anos trabalhando com a cantora Gal Costa. Desde 2014, Omar desenvolveu, ao lado de Gal, trabalhos em diversas mídias, como cenários para os shows, design de capas de disco, letras de música, livros e direção de espetáculos musicais. Todos esses trabalhos foram uma fonte vital de estímulo criativo que permitiu Omar a pensar, explorar, discutir, modificar, se empolgar com a força e o impacto do trabalho dessa intérprete única, que estão reunidos e sintetizados no salão da galeria.
Quando Gal faleceu, Omar estava fora do Brasil – fazendo um doutorado nos EUA, e o
vazio aberto, aumentava na distância: física e cultural. O artista lembra de sentar-se por um longo tempo, com um café com leite no gramado do campus, sozinho. “Fiquei olhando, de frente para uma árvore com algumas poucas folhas que resistiam ao outono e todas pareciam bocas: folhas bocas, bocas-gal.” Assim, Omar une o seu lado poeta ao seu lado artista plástico, criando a série de aquarelas em index cards, primando por imagens que não precisam de palavra e por palavras que não precisam de imagem. Isso, sem que o poeta e o artista plástico tenham que estar jamais em lados opostos.
Além disso, Omar nos revela nova técnica em sua trajetória artística que são trabalhos
feitos em tecido: as bandeiras e as tranças. Nas bandeiras, é possível enxergar a influência das aquarelas no tecido, que ficaram pendurados nos shows de Gal e, agora, compõem a exposição ao lado das tranças, que transbordam das telas e ocupam todo o teto da galeria, criando uma conexão entre as obras e os trabalhos em tecido, que são parte do cenário original dos shows de Gal Costa e Adriana Calcanhotto. Essa exposição é um agradecimento à Gal Costa e sua enorme presença em nossas vidas.
Nascido no rio de Janeiro, 1983. Omar Salomão é poeta e artista plástico. Escreveu os
livros Pequenos Reparos (José Olympio, 2017), Impreciso (2011, Dantes) e À deriva (2005, Dantes). Participou de exposições como a 3a Bienal de Arte da Bahia e 18º Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, além de individuais Nebula: a sombra das nuvens manchando a cidade (Oi Futuro Ipanema, RJ, 2015) Influxo (Superfície, SP. 2015), Turbulências são apenas nuvens no caminho (Mercedes Viegas, RJ. 2011), dentre outras. Foi curador com Heloisa Buarque e Bruna Beber da exposição BLOOKS, (Oi Futuro, RJ, 2007) e com Anna Dantes da Biblioteca de Grifos de Waly Salomão (Biblioteca Parque Estadual, RJ, 2014).
Useful information
Opening
April 18, 2024
Exhibition period
April 18, 2024 a
May 18, 2024,
Monday to Friday: 10-19h
Saturday: By appointment only
Closed on Sundays.